Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ipea lança estudo inédito sobre mercado de trabalho e produtividade

Pesquisador falou sobre o trabalho que combina dados do mercado de trabalho, escolaridade e experiência da população ocupada

Tarde Nacional

No AR em 25/06/2021 - 17:50

Em entrevista no programa Tarde Nacional desta sexta-feira (25), José Ronaldo Souza Júnior, Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), falou sobre um estudo, lançado em 14 de junho, que apresenta indicadores inéditos sobre o mercado de trabalho brasileiro e sua produtividade.

Um dos novos indicadores é o Índice de Qualidade do Trabalho (IQT), que combina informações do mercado de trabalho com dados de escolaridade e experiência da população ocupada. Segundo José Ronaldo, foi possível observar, nos últimos dez anos, um aumento significativo da escolaridade no mercado de trabalho. Algo positivo, mas que merece atenção. Por um lado é bom, "mas a gente tem que olhar ele com alguns cuidados", diz ele ao ponderar sobre a ajuda do novo indicador na busca pelo entendimento da realidade do mercado de trabalho.

O novo índice foi lançado agora, mas ele já vem sendo estudado há anos, por exemplo, bem antes da pandemia causada pelo coronavírus, "até pra gente poder ver o que que aconteceu no período da pandemia", afirma.

Durante a entrevista, entre outros assuntos, José Ronaldo explica como se mede a qualidade do trabalho sob o ponto de vista macroeconômico.

Ele também comentou sobre a positividade apresentada pelo novo índice indo de encontro às consequências geradas pela pandemia, que causou evasão escolar e desemprego.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Acesse aqui a íntegra da nota do Ipea sobre o Índice de Qualidade do Trabalho – IQT.

 

Criado em 25/06/2021 - 18:58

Mais do programa