Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mês de junho alerta sobre a prevenção e diagnóstico do ceratocone

Médico especialista explica sobre o acometimento da doença

Tarde Nacional

No AR em 15/06/2021 - 16:30

Junho Violeta também é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do ceratocone, doença que pode causar perda de visão. Nesta terça-feira (15), o Tarde Nacional conversou com Presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), Bruno Fontes sobre o assunto.

 

Segundo ele, o ceratocone acomete pessoas jovens, por isso a importância do diagnóstico precoce, pois é uma doença que impacta durante muitos anos a vida das pessoas. O principal fator de risco desse problema ocular se dá pelo hábito de esfregar os olhos, um comportamento comum em pessoas com alergias de vias respiratórias como: rinite, sinusite e asma.

 

“A córnea é a principal lente do nosso olho, ela é responsável por quase 70% do poder ótico do olho. E a gente não tem vasos sanguíneos na nossa córnea, o que mantém a estrutura são fibras de colágeno, e elas são danificadas quando a pessoa esfrega o olho de maneira rotineira.”, explica o médico.

 

Ainda de acordo com Bruno, dependendo do caso, a doença pode causar perda definitiva da visão, levando à necessidade do transplante de córnea. Em conversa o doutor fala dos tratamentos atuais, e das indicações aos tratamentos e cirurgias.

 

“É importante o Junho Violeta para aumentar a percepção e levar maior conhecimento sobre essa doença ao público, para a gente poder dar o diagnóstico mais precoce e poder fazer uma intervenção no momento adequado para prevenir uma eventual perda visual.”, observa Bruno.

 

O médico orienta para as pessoas com necessidade de diagnóstico a procurar assistência oftalmológica, e realizar os exames completos. Além do exame clínico, é necessário a realização do exame chamado Topografia, para avaliar a curvatura anterior da córnea. Os sinais da Topografia são os sinais mais importantes para o diagnóstico.

 

 

Criado em 16/06/2021 - 08:00

Mais do programa