Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Astrominas da USP encoraja meninas na ciência

Com edição 100% online, inscrições seguem abertas até 7 de junho

No AR em 02/06/2021 - 13:30

O Projeto Astrominas da Universidade de São Paulo (USP) está recebendo até o dia 7 de junho inscrições de alunas de 14 a 17 anos para imersão on-line em atividades sobre Astronomia, Física, Oceanografia, entre outros temas. Ao longo de 3 semanas, as jovens participarão de experimentos, elaboração de murais, rodas de conversa, debates sobre universidade e ainda palestras da carreira de exatas. Sobre esse evento, o Tarde Nacional desta quarta-feira (2) conversou com Ivanice Avolio Morgado, estudante de Graduação em Física na USP e bolsista de Iniciação Científica no projeto.

Segundo ela, a concentração de mulheres é menor que a metade em áreas de exatas, diminuindo ao longo da carreira acadêmica. Para encorajar essa participação é que estão sendo ofertadas nesta 2ª edição do projeto, este ano 100% online, 600 vagas. "O Astrominas foi criado para empoderar essas meninas já que a carreira científica ainda é muito masculinizada, ao longo do ensino médio e até depois. Então, é mais uma rede de apoio entre essas mulheres que queiram seguir na carreira", observa a estudante. 

Todo o projeto funciona com a supervisão de um time de fadas-madrinhas: alunas, pesquisadoras e professoras da USP. Clique aqui para se inscrever e preencher o formulário. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 02/06/2021 - 17:17