Comemora-se nesta quarta-feira, dia 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro, a data tem o objetivo de alertar para as questões que envolvem esse orgão e qual a importância na qualidade da vida das pessoas. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Dr. Rubens José Gagliardi , neurologista e Presidente da Associação Paulista de Neurologia. "O cérebro é a grande máquina que coordena o organismo, incluindo as funções mais nobres, como as emoções", esclarece o médico.
Entre outros temas relativos ao órgão, o médico esclareceu sobre a morte cerebral: "É um estágio quando as funções cerebrais não automaticas estão comprometidas e de modo irreversível, que é a consciência, a fala, toda a cognição e toda a percepção". Por outro lado, na morte cerebral, explica Dr. Rubens, alguns funções automáticas do corpo permanecem ativas, a exemplo do batimento do coração e do controle da temperatura.
Ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.