Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No dia 22 de julho celebra-se o Dia Mundial do Cérebro

Ouça a entrevista com o médico neurologista Rubens José Gagliardi a respeito do órgão

Tarde Nacional

No AR em 22/07/2021 - 17:44

Comemora-se nesta quarta-feira, dia 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro, a data tem o objetivo de alertar para as questões que envolvem esse orgão e qual a importância na qualidade da vida das pessoas. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Dr. Rubens José Gagliardi , neurologista e Presidente da Associação Paulista de Neurologia. "O cérebro é a grande máquina que coordena o organismo, incluindo as funções mais nobres, como as emoções", esclarece o médico.

Entre outros temas relativos ao órgão, o médico esclareceu sobre a morte cerebral: "É um estágio quando as funções cerebrais não automaticas estão comprometidas e de modo irreversível, que é a consciência, a fala, toda a cognição e toda a percepção". Por outro lado, na morte cerebral, explica Dr. Rubens, alguns funções automáticas do corpo permanecem ativas, a exemplo do batimento do coração e do controle da temperatura.

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

Tags:  Cérebro

Criado em 22/07/2021 - 18:15

Mais do programa