Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compras por impulso: saiba como fugir das armadilhas

Professor explica como evitar esse gatilhos

Tarde Nacional

No AR em 07/07/2021 - 14:30

Compras por impulso. Quem nunca comprou algo que não precisava? Para falar mais sobre esse assunto e aprender como evitar as armadilhas que levam ao consumismo, o Tarde Nacional desta quarta-feira (7) recebeu o professor Roberto Falcão, coordenador do curso de MBA em Gestão de Negócios da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Segundo ele, a compra por impulso vai em todos os aspectos, mas quando está na vitrine o apelo é muito mais forte porque é tudo ali presencialmente. "Mas os anúncios promocionais na internet também atraem por permitir o acesso mais rápido e aparecerem de forma mais intensa. Só que a compra pela internet é um tipo de compra que não é tão por impulso porque de alguma forma a pessoa pesquisou e nesses últimos meses a internet virou um grande canal de comunicação das empresas", observa o professor. 

Na entrevista, ele explica que a compra por impulso é aquela que não foi planejada, que não teve uma intencionalidade clara. Tem gente que chama de gatilhos mentais, aquela circunstância pontual quando a pessoa passa na frente da vitrine, vê uma promoção, entra e compra, mesmo sem estar precisando daquele objeto.

"Hoje a consciência aumentou, as pessoas estão mais controladas. Mas por outro lado a ansiedade também aumentou e muitas vezes o consumo é uma forma de compensar essa angústia e ansiedade. A compra por impulso vai continuar existindo", finaliza Roberto. 

Ouça no player acima a entrevista completa. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 07/07/2021 - 19:22

Mais do programa