Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo revela que mulheres com menopausa sofrem mais de insônia

De acordo com o Instituto do Sono, a insônia atinge seis a cada 10 mulheres neste período

Tarde Nacional

No AR em 08/07/2021 - 14:30

Segundo um estudo do Instituto do Sono, a insônia atinge seis a cada 10 mulheres na menopausa. A questão está nos hormônios mas existe também uma parte fisiológica, uma queda na produção hormonal que faz parte do climatério. Que é quando a mulher não menstrua mais e isso traz vários prejuízos hormonais para ela como: a falta do estrogênio que influência na qualidade do sono e os fogaços, que são aquele calor intenso, que acomete 70% das mulheres. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Kleber Marinho, psicólogo analítico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/SP).

Na entrevista, ele diz que alguns cuidados podem ajudar as mulheres a terem um bom sono como: não tomar café a noite, não fazer uso de bebida alcoólica, desconectar de eletrônicos, proporcionar um ambiente acolhedor para o sono , tomar chá, tomar banho morno, diminuir a luminosidade e não fazer atividade física pesada. Segundo o psicólogo, a questão do sono é um mal do nosso tempo pois não acomete somente as mulheres, mas também os homens e pessoas de todas as classes sociais.

Kleber fala ainda sobre o estresse e a ansiedade dos tempos atuais de pandemia, a importância de uma boa alimentação e a prática regular de atividade física. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 08/07/2021 - 19:20

Mais do programa