Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Febrasgo dá novas recomendações para vacinação de gestantes e puérperas

Ouça entrevista com Cecilia Roteli Martins, ginecologista da Federação

Tarde Nacional

No AR em 06/07/2021 - 14:30

Após a análise dos dados de agravamento e mortalidade pela SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por covid-19 em gestantes e puérperas, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) considerou que o risco de agravamento de óbito após a infecção pelo vírus teve uma elevação significativa nas últimas semanas e meses desde o início do ano. Por esse motivo, a Federação vem recomendando a retomada da vacinação em gestantes sem comorbidade e fatores de risco com as vacinas inativadas, que são a Pfizer e a Coronavac.

Além disso no primeiro comunicado do Plano Nacional de Imunização (PNI), as gestantes que já tinham sido vacinadas com as vacinas de vírus inativado que é a AstraZeneca-Oxford interrompessem as doses seguintes e retomassem as doses após 45 dias do parto. Ou seja, quando termina o puerpério. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com Cecília Roteli, ginecologista e presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Febrasgo.

Segundo ela, foi recomendado também que as grávidas que foram vacinadas com a vacina AstraZeneca poderiam tomar a 2ª dose com a vacina da Pfizer. Pois já existem estudos comprovando a eficácia com essa intercambialidade de vacinas.

Na entrevista, a médica fala também como tem sido o contágio da covid-19 para essas mães. 

Confira a entrevista completa no player acima. E clique aqui para conferir as recomendações. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 06/07/2021 - 19:58

Mais do programa