Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Academia de karatê promove educação de jovens no Mato Grosso

Ouça a entrevista com sensei José Humberto de Souza, fundador da Academia Shotokan

Tarde Nacional

No AR em 28/07/2021 - 13:33

O sensei José Humberto de Souza, fundador da Academia Shotokan em Mato Grosso, falou ao Tarde Nacional sobre o papel que a prática do karatê desempenha na vida do jovem e na melhoria das condições sociais em que vivem.

"A academia Shotokan foi fundada em 1979 e teve inicialmente o propósito de regularizar o karatê no estado de Mato Grosso que não tinha nenhum vínculo com sistema esportivo nacional", esclarece o professor.

Ele recorda que após a fundação a academia a instituição se filiou ao que há época era a Confederação Brasileira de Pugilismo e conseguiu o registro no Conselho Federal de Desporto. "A partir daí nós começamos a divulgado e propagar de forma positiva o karatê em Cuiabá."

Durante anos, relata José Humberto, a Academia formou muitos atletas e foi bem ranqueada em nível nacional. "Com isso, veio a oportunidade de mostrar para a sociedade como o karatê é uma ferramenta educacional poderosa", afirma.

"Nós tivemos a oportunidade de implatar o karatê em uma escola pública que estava sob intervenção, tinha gangues, muitos problemas", recorda. "E nós implantamos para alunos da primeira a quarta série, duas vezes por semana, e conseguimos os resultados comprovados pela Secretaria de Educação e comunidades escolares."

Ele conta que a melhora no rendimento escolar foi de 80% e a diminuição o nível de agressividade entre os alunos em torno de 80%. "A partir daí nos passamos a investir prioritariamente em projetos sociais."

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

 

 

Criado em 28/07/2021 - 18:18

Mais do programa