Cada vez mais, torna-se urgente a adoção de medidas efetivas para tentar evitar o desastre climático. Uma das principais medidas a serem executadas de forma rápida é combater e parar o desmatamento. Sobre essas ações, o Tarde Nacional desta quarta-feira (7) conversou com a meteorologista Carine Gama, da Climatempo, empresa de referência em serviços de meteorologia no Brasil.
Hoje em dia, muito se fala de controlar a emissão de gás carbono para a atmosfera, controle de queimadas. Mas a preservação da região Amazônica, de acordo com diversos estudos de geógrafos, biólogos, meteorologistas e pessoas especializadas na área conseguem perceber que a preservação da região Amazônica é peça-chave para combater as mudanças climáticas.
"Só a floresta Amazônica hoje, consegue armazenar 120 bilhões de toneladas de carbono. Isso já representa 10 anos de tudo que foi lançado de carbono na atmosfera. Além disso a região Amazônica é responsável pela distribuição de chuvas em boa parte da América do Sul, não somente no Brasil central, mas nos países vizinhos também. Sobre a poluição do ar com a emissão de gás carbônico liberado na atmosfera, isso pode ser controlada de várias formas. Seja no controle das chaminés com filtros, com acompanhamento de grandes indústrias de polos petroquímicos para controle químico dos componentes liberados, e é claro, no controle das queimadas", aponta a entrevistada.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.