Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos completa 20 anos de criação

Artista conta a história do núcleo e da poesia

Tarde Nacional

No AR em 01/07/2021 - 16:30

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos completa 20 anos de criação em 2021, e ganha comemoração com diversas atividades programadas ao longo de 2021 e 2022. Para celebrar, integrantes do Núcleo estão produzindo oficinas on-line gratuitamente para aprimorar a linguagem poética. O Núcleo pesquisa e desenvolve a linguagem, o diálogo entre a cultura hip-hop, e o teatro épico e seus recursos.

Por isso, nesta quinta-feira (1) o Tarde Nacional entrevistou Roberta Estrela D’Alva, integrante e fundadora do grupo O Bonde. Em entrevista, a artista conta sobre o que é, e como é trabalhar com a poesia, e relata sobre a inclusão de vozes e causas silenciadas e inviabilizadas na poesia.

“Poesia é esse portal que pode transportar a gente desse mundo que a gente vive da matéria, do trabalho do capital, para outros mundos e outros lugares.”, afirma D’Alva.

 

Para Roberta, o Brasil tem enraizado em suas tradições a poesia, em todas as suas formas, e relembra grandes artistas brasileiros de diversas categorias

“Não há como pensar Brasil sem a poesia, tanto a oral quanto a escrita. Porque quando a gente fala de poesia, também falamos de canção.”, pontua Roberta.

 

Em conversa ela também comenta sobre o papel da poesia na pandemia, e em como as artes em geral contribuíram na vida das pessoas.

“Essa função social dos artistas ficou muito evidente. Teria sido insuportável esses tempos se não fosse a poesia contida nas artes, seja que arte for essa. A música, o cinema, as artes em geral, a poesia do poema escrito ou falado, contribuíram para a gente ir atravessando esse túnel que ainda estamos atravessando.” Observa Roberta.

Confira a entrevista completa no player acima. 

Criado em 02/07/2021 - 06:16

Mais do programa