Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre a importância do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Data coincide com a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que completa hoje 73 anos

Tarde Nacional

No AR em 08/07/2021 - 13:30

Com a pandemia a ciência ganhou destaque especial e passou a ser mais valorizada, principalmente pelo grande público. Nesta quinta-feira (8) ambas datas homenageiam a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em 8 de julho de 1948. Sobre a importância desde dia, o Tarde Nacional conversou com Fernanda Sobral, professora aposentada e colaboradora do programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo ela, há uma pesquisa feita pelo CGE antes da pandemia em que se já se notava uma valorização do público com relação a ciência. E agora, a cada dia, a imprensa dá dados e vários cientistas começaram a falar. "Então, eu acho que a percepção pública da ciência só tende a aumentar. A ciência tem contribuído sempre. Seja no combate à mortalidade infantil, no envelhecimento da população e, principalmente, nos tratamentos para o câncer. Inclusive, muitas políticas públicas foram elaboradas a partir de subsídios da ciência", destaca a professora. 

Com isso, Fernanda acredita que os jovens estão cada vez mais sendo estimulados a serem jovens cientistas. Mas ainda é preciso incentivo de outra ordem já que as bolsas de estudos ainda são pouquíssimas, o que tem levado muitos jovens pesquisadores para fora do país.

"Valorizar a ciência ainda na escola. O mais importante é que a família e a escola estimule a curiosidade da criança. É assim que surgem os grandes pesquisadores. Por isso que é tão importante a divulgação de resultados de pesquisa científica numa linguagem acessível para que as pessoas entendam", defende a professora. 

A SBPC está fazendo hoje 73 anos. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.    

Criado em 08/07/2021 - 19:01

Mais do programa