Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Autora fala sobre o livro "Alfabetização – O quê, por quê e como"

Para Silvia Colello, a indefinição dos rumos da alfabetização pode explicar as dificuldades na aprendizagem e até mesmo o baixo letramento dos brasileiros

Tarde Nacional

No AR em 04/08/2021 - 18:00

Ouça a entrevista, no Tarde Nacional desta quarta-feira (4), com Silvia Gasparian Colello, pedagoga com mestrado, doutorado e livre-docência na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e integrante, na mesma instituição, da pós-graduação na área de Educação, Psicologia e Linguagem.

Silvia falou sobre o livro "Alfabetização – O quê, por quê e como", lançado pela editora Summus Editorial. Na obra, ela concentra sua argumentação na necessidade de mudanças, defendendo a revisão de posturas pedagógicas no projeto de enfrentamento dos problemas do analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento no Brasil.

"Os 11 milhões de analfabetos, do meu ponto de vista, já são uma realidade inadmissível pra um país que se diz democrático", reflete a autora quando fala sobre as questões que envolvem também o analfabetismo funcional. E indaga ainda sobre "o que é que aquele sujeito que aprendeu a ler dá conta de fazer com essa compreensão? O que que ele faz com este conhecimento, como ele coloca esse conhecimento em prática para lidar com a realidade?", analisa a pedagoga.

Em "Alfabetização – O quê, por quê e como", Silvia sugere também uma relação de materiais complementares, como vídeos, entrevistas, textos e podcasts, buscando ampliar e enriquecer sempre os assuntos abordados.

Ouça a entrevista completa clicando no player acima.

Criado em 05/08/2021 - 15:29

Mais do programa