Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista defende a educação para combater fake news

Ouça a entrevista com Maurício Moura, fundador do instituto IDEIA

No AR em 16/08/2021 - 13:59

O Tarde Nacional conversou com Maurício Moura, fundador do Instituto IDEIA, sobre fake news. Ele é um dos organizadores de pesquisa que verificou a preocupação de 79% dos brasileiro com a disseminação de notícias falsas.

 

"Do ponto de vista acadêmico, a única solução que se vislumbra é apostar na educação jornalística, do jardim de infância ao ensino superior", defende. Nos países nórdicos, observa, esse tipo de conteúdo já faz parte do currículo: ensinar as pessoas a checar a fonte, perceber o que é falso e não compartilhar. "Isso é um trabalho longo, difícil, mas necessário, porque, do ponto de vista da tecnologia, as fake news só tendem a piorar", alerta

 

"Quem faz pesquisas com fake news percebe é que muitas vezes a pessoa tem consciência da notícia falsa, mas por ela confirmar alguma coisa que eles acreditam elas acabam abraçando essa notícia", observa. "E as tecnologias não ajudam, porque os algoritmos fazem que as pessoas que pensam igual conversem mais nos círculos de pessoas que pensam igual, sem muito debate fora do ambiente digital."

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 

 

 

Tags:  Fake News

Criado em 16/08/2021 - 16:03