Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

eMuseu do Esporte inaugura exposição sobre Jogos Olímpicos e inclusão pelo esporte

Diretora fala sobre a exposição virtual “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, que usa como cenário os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para abordar temas sociais, humanos e esportivos

Tarde Nacional

No AR em 05/08/2021 - 15:52

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quinta-feira (05), Bianca Gama Pena, Diretora do eMuseu do Esporte, além de gestora de projetos da Diretoria de Inovação da Uerj, falou sobre eMuseu e sobre a exposição virtual “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, que tem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos como cenário e ponto de partida para tratar de temas sociais, humanos e esportivos.

Trata-se de uma iniciativa do eMuseu do Esporte, em parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC), com apoio institucional do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Durante a entrevista, Bianca fala sobre os objetivos envolvidos ao redor da realização do eMuseu e explica que, indo além das galerias e espaços ocupados e produzidos por organizações esportivas, existe um espaço reservado para qualquer pessoa que tenha mateiral para exibir. Ela revela que qualquer pessoa com uma história inspiradora para contar pode ter uma coleção no eMuseu do Esporte, "você pode contar, como atleta, como amador, como amante do esporte, se você tem, por exemplo, uma camisa autografada e quer compartilhar, você vira protagonista no eMuseu do Esporte", explica. A ideia é dar voz aos cidadãos, e às entidades esportivas, que queiram colaborar.

O eMuseu do Esporte é uma realização da Gama Assessoria, da UERJ e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS), patrocinada pela ENEL Distribuição Rio em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Esporte do governo estadual.

Com o apoio de colecionadores, o eMuseu já conta com 9 galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

Criado em 05/08/2021 - 16:58

Mais do programa