Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador diz que mudanças climáticas podem ser irreversíveis

Ouça entrevista com José Marengo, membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e um dos autores do relatório

No AR em 12/08/2021 - 19:58

O pesquisador José Marengo, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), afirmou, nesta quinta-feira (12), em entrevista ao programa Tarde Nacional, que a humanidade está diante de mudanças sem precedentes no clima, algumas delas provavelmente irreversíveis.

Na última terça-feira (10), três pesquisadores que integraram a equipe de cientistas que redigiu o novo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aprofundaram o debate sobre os resultados do trabalho no webinário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), "O Brasil e as Mudanças Climáticas: o novo relatório do IPCC".

Pela primeira vez, o documento IPCC aponta e quantifica a influência dos seres humanos em mudanças climáticas irreversíveis.

Perguntado sobre como os cidadãos podem ser atuantes nas transformações necessárias, Marengo acha que é hora de acreditar nas mudanças notadas pelas pessoas em suas regiões, algumas com mais ou menos chuva, outras com temperaturas maiores ou menores. "As pessoas já têm uma percepção, não precisa de um título acadêmico para perceber isso", diz.

Segundo o cientista, o homem é uma peça fundamental nas mudanças climáticas, que, de fato, já aconteceram no passado com a ausência do ser humano. Só que a vida humana no planeta está ajudando a agravar o problema.

"A ideia é reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir a queima de combustíveis fosseis, reduzir o desmatamento, reflorestar lugares", diz ele. Reciclar o lixo e usar a bicicleta não é mais suficiente para promover mudanças. "O que nós temos que fazer é pressionar os governos", afirma ele em relação à necessidade de políticas públicas voltadas para proteger e cuidar do meio ambiente.

Ouça a entrevista na íntegra e saiba mais sobre o assunto clicando no player acima.

Criado em 13/08/2021 - 07:36