Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda como a escrita terapêutica pode ajudar a superar o luto

Terapeuta fala sobre como a escrita expressiva pode ajudar a aliviar a dor da perda de um ente querido.

No AR em 04/08/2021 - 16:33

Devido a pandemia, muitas família enfrentam o difícil momento do luto. Cada pessoa tem seu jeito de enfrentar essa dor, alguns precisam conversar, outros preferem ficar calados. Contudo, pesquisas sugerem que externar sentimentos profundos, por meio da escrita, pode ajudar a diminuir a dor de perder um ente querido. Para falar sobre esse recurso terapeutico o programa Tarde Nacional conversou com Lella Malta que é especialista em escrita terapêutica, terapeuta, cientista social, escritora e professora. 

A terapeuta dá dicas para que qualquer pessoa possa escrever sobre os seus sentimentos de maneira terapeutica. Segundo Lella, “escrever é um poderoso exercício de autoexpressão, nos ajuda a organizar sentimentos e ideias, manifesta emoções reprimidas e faz uso da catarse como ferramenta para uma mudança terapêutica positiva.”

Para começar a escrever a especialista recomenda que a pessoa  busque um local calmo em um momento de tranquilidade e que escreva livremente, sobre expectativas, sonhos, tudo de maneira livre. É uma escrita que deve ser diária e com a prática o paciente começa a escrever além do dia-a-dia e acessar as questões mais profundas como o luto. 

Para conhecer mais o trabalho da terapeuta acesse Lella Malta.

Ouça entrevista completa no player acima.

 

Criado em 05/08/2021 - 06:10