Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro “Luana, a menina que sabia voar” concorre ao Prêmio Jabuti de 2021

Autora, professora da rede municipal carioca, propõe reflexão sobre temas que se relacionam com a infância e o desenvolvimento das crianças

No AR em 11/08/2021 - 21:02

Em entrevista no Tarde Nacional  Priscila Cruz, pedagoga, professora na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e escritora falou sobre o livro “Luana, a menina que sabia voar”, que concorre ao Prêmio Jabuti de 2021.

Primeira obra infantil de Priscila, “Luana, a menina que sabia voar” vem com a proposta de influenciar na história dos leitores em formação. Na obra, que conta com ilustrações de André Gabeh, a personagem Luana tem o poder de voar para onde quiser, com poder de interferir em situações e propor reflexões e soluções positivas para problemas como as injustiças do cotidiano. O livro também conta com conceitos de inclusão, sustentabilidade, respeito às diferenças e questionamentos naturais da infância.

Mesmo voltado para os jovens em início de escolarização, "Luana, a menina que sabia voar" coloca as crianças no papel de cidadãos, com consciência crítica em relação ao que está ao seu redor.

Citando frase do educador Paulo Freire  "o mundo não é, ele está sendo", Priscila diz que a todo momento estamos transformando a realidade. "As crianças não precisam esperar crescer para mudar alguma coisa", ensina a professora, que tem recebido ótimo retorno dos pais em relação à leitura do livro e a identificação das crianças com a personagem.

O livro concorre na categoria ‘Literatura infantil’ do Prêmio Jabuti, premiação que tem coroado grandes autores, ilustradores, livreiros, editoras e gráficas que se destacam anualmente, desde 1958. O evento de premiação acontece em novembro. Durante a entrevista, Priscila descreve todo o processo de inscrição e classificação até chegar à indicação para concorrer ao prêmio.

A obra é escrita em linguagem poética e foi personificada com a criação da boneca de pano, Luana, mais um incentivo para formar jovens leitores e levar as mensagens desenvolvidas pela autora, que é criadora do projeto literário interdisciplinar “De conto em Conto”, que, em 2019, recebeu homenagem na Câmara Municipal do Rio pelo sucesso de sua trajetória e resultados alcançados.

Ouça toda a entrevista clicando no player acima.

 

Criado em 12/08/2021 - 06:06