A ONG Luta pela Paz foi criada dentro do Complexo da Maré, no RJ, no ano de 2000 oferecendo atividades esportivas e educacionais para crianças e jovens entre 4 e 29 anos. Tem também uma linha importante que é o acompanhamento desses alunos relacionados a saúde mental, bem-estar e empregabilidade. A organização tem como principal objetivo a inclusão social dessas crianças e jovens na região. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta quarta-feira (4) conversou com Ana Caroline Belo, coordenadora de projetos da ONG Luta pela Paz.
Segundo ela: "são oferecidas 7 modalidades esportivas, sendo um dos projetos que a gente desenvolve aqui. A Luta pelo Paz tem como objetivo também trazer o acompanhamento dessas famílias, entender o contexto que elas estão inseridas e, principalmente, entender a questão da vulnerabilidade social. E também o retorno escolar. A gente tem um dilema que a gente não exige que o aluno esteja estudando porque isso iria excluí-lo ainda mais. Mas depois que eles entram a gente trabalha a importância da educação e ajuda a inserí-los novamente no contexto escolar", destaca Ana Caroline.
A instituição capta recursos através de editais e conta com apoio de doadores individuais e empresas privadas.
Ouça a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.