Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saneamento básico e questões jurídicas do Novo Marco Regulatório ganham livro e debate nesta quarta

Programa conversou com o advogado Rubens Alves sobre o evento e o livro "Saneamento para todos"

No AR em 31/08/2021 - 18:00

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promove nesta quarta-feira, 1º de setembro, o lançamento do livro "Saneamento para todos", de autoria de Rubens Naves, e o debate "Questões jurídicas do Novo Marco Regulatório e das portarias publicadas". O evento gratuito terá transmissão ao vivo pelo canal da ABES no YouTube, a partir das 17 horas.

Em entrevista no Tarde Nacional desta terça-feira (31), Rubens Naves, que, além do autor do livro, é advogado e especialista no setor de saneamento, falou sobre o assunto. "O saneamento diz respeito também, e essencialmente, à questão dos recursos hídricos, das águas, e também diz respeito não só ao meio ambiente, mas à saúde pública como um todo", ressaltou ele durante a conversa. 

No livro “Saneamento para todos”, Rubens questiona como universalizar serviços sustentáveis de água e esgoto no Brasil pós-pandemia. A pobreza, o acirramento das desigualdades e o retorno da miséria e da fome no Brasil, mazelas agravadas pela pandemia, a crise hídrica e as novas e radicais manifestações das mudanças climáticas, para ele, vieram nos mostrar que é muito importante e urgente enfrentarmos os desafios para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade socioambiental, com destaque para a necessidade de se prover serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto para toda a população.

Rubens Naves que é também autor do livro "Água, crise e conflito em São Paulo" (2015), participou ativamente dos debates sobre o novo Marco Legal do Saneamento e foi diretor da Companhia Energética de São Paulo (CESP), além de ter sido integrante da Superintendência Jurídica da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e do Conselho da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) em São Paulo. Além dele, participam do evento Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, e Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 31/08/2021 - 20:15