Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

15ª Mostra CineBH começa no próximo dia 28 com programação virtual e gratuita

Evento oferece filmes, debates, rodas de conversa, painéis e discussões sobre os efeitos do 11 de Setembro no audiovisual

Tarde Nacional

No AR em 24/09/2021 - 16:13

A 15a Mostra CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte começa nesta terça-feira, dia 28, e segue até 03 de outubro, com programação online, de graça, incluindo 90 filmes, 21 debates, rodas de conversa, painéis e discussões sobre os efeitos do 11 de setemnro de 2001 no audiovisual. Simultaneamente, acontece o 12° Brasil CineMundi, encontro reúne profissionais de todo o mundo para conhecer e fazer negócios com o mercado do cinema brasileiro.

Sobre o festival mineiro, Luciana Valle conversou, no Tarde Nacional desta sexta-feira (24), com Raquel Hallak, que é a coordenadora geral da 15ª CineBH, do Brasil CineMundi e diretora da Universo Produção. O evento vai acontecer no ambiente virtual ao longo de seis dias, exibindo 90 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, vindos de 12 estados do Brasil e de 17 países

"Uma oportunidade do público conhecer um recorte mundial da cena contemporânea do audiovisual e um retrato da produção no Brasil, tanto em longas, quanto em curtas, principalmente", destaca Raquel durante a entrevista.

Esta edição da CineBH também pretende colocar em foco assuntos relacionados ao uso das tecnologias de vigilância na construção de expressões audiovisuais, que ameaçam o controle do indivíduo numa sociedade hiperconectada. Trata-se da "Vigilância nos novos tempos sob a ótica do cinema", que tem curadoria de Pedro Butcher, Francis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda na missão de " investigar de que maneira o conceito de 'vigilância' surge nos primórdios do próprio cinema e se desenvolve ao longo das décadas, sendo radicalmente alterado há 20 anos, com os atentados do 11 de Setembro, e passando por outra reconfiguração com a ascensão das grandes 'marcas' de comunicação e relações sociais, como Facebook, Apple, Google e Amazon", segundo informações do release da mostra.

"A gente perdeu totalmente a privacidade", diz Raquel Hallak sobre a temática do festival. "A gente vai mostrar o que isso tem influenciado no cinema, na estética e na narrativa dos filmes, com vários filmes usando imagens de câmeras de vigilância", comenta ela.

A 15ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12° Brasil CineMundi integram o projeto Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação).

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 24/09/2021 - 16:52

Mais do programa