Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha incentiva doação de órgãos

Além de terem a intenção de doar, os doadores devem avisar às suas famílias

Tarde Nacional

No AR em 27/09/2021 - 15:29

Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, e o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lançam a campanha "Seja Doador de Órgãos e Avise sua Família". Além de incentivar as doações, o objetivo é que os doadores avisem às suas famílias da sua intenção.

Para falar mais sobre o funcionamento das doações de órgãos, o programa Tarde Nacional trouxe o hepatologista, embaixador do IBRAFIG em Brasília e médico do Sirio Libanes de Brasília,  Adriano Moraes. Ele informou que uma pesquisa da DATAFOLHA mostrou que metade dos potenciais doadores não avisam as suas famílias das suas intenções, e dessa forma, as doações não são viabilizadas.

De acordo com o doutor, todos os transplantes tem um nível de complicação, não existe um transplante simples. No entanto, os trasplantes de fígado, rim e coração apresentam uma menor complexidade.

"Para cada pessoa falecida, ela pode salvar a vida de oito pessoas", afirmou Adriano. No entanto, também há possibilidade de doação de órgãos enquanto o doador ainda está em vida, depende do órgão a ser doado.

Confira a entrevista na íntegra no player acima.

Criado em 27/09/2021 - 15:33

Mais do programa