Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Livro 'Ana Botafogo: palco e vida' revela detalhes do percurso da bailarina

A obra terá parte de sua venda destinada à reforma da maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto

No AR em 09/09/2021 - 19:19

Em entrevista no Tarde Nacional desta quinta-feira (09), Georgia Buffara, que é a presidente e fundadora do Instituto Bees of Love (em tradução livre: "Abelhas do Amor"), falou sobre a história por trás do livro,  'Ana Botafogo: palco e vida', de autoria do pai da bailarina, o médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca, de 94 anos de idade.

A obra foi lançada no dia primeiro de setembro, no Theatro Municipal, e parte de sua venda será revertida para a reforma da maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, que fica na cidade do Rio de Janeiro, sendo uma das mais importantes maternidades da cidade, que atende cerca de 200 mulheres por mês, moradoras de comunidades como Rocinha, Vidigal e Rio das Pedras, e precisa modernizar suas instalações.

Ernani Fonseca acompanhou de perto os 45 anos de trajetória da filha, Ana Botafogo, nos palcos do Brasil e do mundo. Ao longo dos anos, ele reuniu registros e narrou, no livro, a história da filha bailarina que, desde 1981, é a primeira-bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, já tendo se apresentado na Europa, América do Norte, América Central e América do Sul.

A publicação é baseada em recordações, registros da imprensa, e uma pesquisa que furou aproximadamente 15 anos para ser concluída, reconstruindo momentos marcantes da vida pessoal e profissional da bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre outros. A vivência de 40 anos no Theatro Municipal, que Ana celebra este ano, está impressa nas 908 páginas de 'Ana Botafogo: palco e vida'.

Para Gorgia, o livro é uma dupla história de amor, "a história de amor do pai dela, por ela, e a história do amor dela pela arte do balé".

A parceira de Ana Botafogo com a ONG Bees of Love, criada por Georgia Buffara, primeiro rendeu outros frutos. Juntas realizaram uma gala no Theatro Municipal para levantar recursos para a reforma da cortina. Nessa ocasião, Georgia ficou sabendo sobre o livro, que já estava pronto há cinco anos, mas não tinha apoio para sua publicação.

Agora, elas lançam o livro em prol da maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto. "Literalmente, a história da Ana Botafogo é a nossa história do Rio de Janeiro, a história do Brasil, e o Instituto Bees of Love nasce pra gente ter esse olhar pras coisas boas do Rio de Janeiro", conta ela na entrevista.

A Bees of Love é uma entidade privada, que promove ações solidárias em auxílio de pessoas em vulnerabilidade social e instituições públicas. Fundada há dois anos por Georgia Buffara, foi batizado com este nome devido ao seu propósito, de semear solidariedade e afeto, por meio da união de esforços de voluntários.

O Instituto não conta com financiamento público, apenas com a boa vontade de doadores, que hoje somam cerca de 200 pessoas. O trabalho social da organização foi ampliado durante a pandemia, com a entrega de cestas básicas e quentinhas para moradores de rua, entre outras ações que estão registradas em sua página na internet e nas redes sociais.

Contato para a venda do livro em todo o país: +55 (21) 99977-9396 (Romero)

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 09/09/2021 - 20:38