Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diversos eventos pelo mundo comemoram o centenário de Paulo Freire

Tarde Nacional conversou com o professor, Jason Mafra, integrante do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire

Tarde Nacional

No AR em 16/09/2021 - 16:16

O centenário do educador pernambucano Paulo Freire, no domingo (19), contará com diversas comemorações, não só no Brasil, mas também em outros países. Os eventos oferecem para o público filmes, debates e programação cultural com shows de artistas como Alceu Valença.

Em entrevista ao Tarde Nacional desta quinta-feira (16), Jason Mafra, falou sobre a importância de Paulo Freire nos dias de hoje. Jason é historiador, mestre e doutor em educação e diretor e docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação na Uninove e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma universidade. Ele também coordena o Grupo de Pesquisa Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais, do CNPq, além de ser membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire.

Ouça a entrevista completa no player acima.

"Nós mapeamos mais de 100 lugares no mundo, 100 países, com diferentes grupos de pessoas, desde a universidade até os movimentos populares, que se inspiram no legado de Paulo Freire para suas práticas", conta Jason ao citar Paulo Freire como um dos maiores humanistas reconhecidos no mundo, desde o final do século XX até hoje, pelo seu trabalho filosófico e educacional.

 

Entre os eventos em homenagem ao centenário de Paulo Freire está uma live organizada por diversas instituições do movimento educacional brasileiro e internacional, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, a Universidade Federal de Pernambuco e a Internacional da Educação para a América Latina, entre outras. A comemoração, o 100º Aniversário de Paulo Freire, será nos dias 19 e 20 de setembro. Os festejos contam com um ato político, pedagógico e cultural, com um show, entre outras atrações, do cantor pernambucano Alceu Valença, às 18h, do dia 19.

O professor Jason participa do XII Encontro Internacional Fórum Paulo Freire: "Educação, Gênero e Migração". Ele estará também no "Centenário do Nascimento de Paulo Freire (1921-2021)" – da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Internacional da Educação (IE), Red Strado; e "Paulo Freire – Homenaje a 100 años de su nacimiento" – da Universida Autónoma de la Ciudad de México (UACM).

Criado em 16/09/2021 - 17:00

Mais do programa