Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Publicação “Alimentação na Quarentena - Da Escola Para a Família” incentiva a produção de alimentos saudáveis

Nutricionista do Sistema Integrado de Alimentação da UFRJ falou sobre o livro que traz dicas e receitas saudáveis voltadas para as famílias

Tarde Nacional

No AR em 29/09/2021 - 17:18

No Tarde Nacional desta quarta-feira (29), Luciana Valle e Fátima Santos conversaram sobre o e-book “Alimentação na Quarentena - Da Escola Para a Família” com uma de suas autoras, Mônica Seefelder, nutricionista do Sistema Integrado de Alimentação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mônica é especialista em nutrição e pediatria, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva (IESC-UFRJ) e pesquisadora do Projeto Infância e Poluentes Ambientais (PIPA-UFRJ), atuando, principalmente, com alimentação na infância, exposição pré-natal a poluentes ambientais e neurodesenvolvimento infantil.

Segundo ela explica na entrevista tudo começou em março de 2020, no início da quarentena no Rio de Janeiro e no Brasil, por conta da pandemia causada pelo coronavírus. O Colégio de Aplicação da UFRJ suspendeu suas atividades presenciais e, logo em seguida, a equipe do Sistema Integrado de Alimentação (SIA) criou o site CAp UFRJ na Quarentena com o objetivo de manter os vínculos com a comunidade escolar durante o isolamento imposto pela covid-19.

A princípio, o material desenvolvido seria direcionado apenas para o público interno, com informações de estímulo à alimentação e a hábitos saudáveis. Mas aproveitando uma ideia antiga da equipe, de escrever um livro para compartilhar as receitas preparadas nas escolas, elas se reuniram virtualmente para escolher as receitas e preparar o livro digital “Alimentação na Quarentena - Da Escola Para a Família”. O material publicado no site e depois organizado em formato de livro, traz orientações e receitas com intuito de resgatar memórias afetivas vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar, estimulando novas trocas e experiências alimentares em família.  

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. E aproveite para conferir aqui algumas receitas!

Criado em 29/09/2021 - 17:55

Mais do programa