Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional celebra o Dia do Rádio com entrevistas especiais sobre o tema

Fatima Santos conversou com Cristiane Parente, professora de Comunicação da Universidade de Brasília, e com Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

Tarde Nacional

No AR em 24/09/2021 - 16:59

Dia 25 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Rádio. A data lembra o nascimento de Edgar Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão e quem realizou a primeira transmissão de rádio no país, em 7 de setembro de 1922. De lá para cá o veículo demonstrou sua força de diferentes maneiras.

A professora de comunicação da Universidade de Brasília Cristiane Parente de Sá Barreto conta ao Tarde Nacional sobre as particularidades deste meio de comunicação tão presente na vida do brasileiro. Cristiane comentou sobre o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media, que indicou aumento no consumo de rádio no país. Segundo o levantamento, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio – um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. ‘’O rádio é mais democrático e popular e sempre chegou  mais rápido à população’’, explicou a professora.

Além disso, o programa recebeu Flávio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Ele falou sobre o fato de o rádio ter sobrevivido em tempos atuais.‘’O rádio veio se fortalecendo, se reinventou e, mesmo em tempos de mídias digitais, continua crescendo’’, comentou.

De acordo com a  pesquisa apresentada por ele, os brasileiros preferem usar o rádio comum (80%), mas o consumo pelo celular aumentou em relação ao último ano: passou de 23% para 25% em 2021. Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio.

Ouça a entrevista completa no player.

 

 

Tags:  Dia do Rádio

Criado em 24/09/2021 - 17:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa