Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vinte lixões foram desativados no Brasil entre março e junho

Entenda os avanços e dificuldades do setor em entrevista com o presidente da Abetre

No AR em 13/09/2021 - 14:30

O programa Tarde Nacional desta segunda-feira(13), conversou com o Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Luiz Gonzaga sobre o problema dos lixões no país. 

Segundo o especialista, não é um ganho que vinte lixões estejam sendo desativados no Brasil, já que o país tem 5.570 municipios e que no ano de 2019 existiam 3.257 lixões. Ele acrescenta que os dados mais atualizados dão conta de 621 lixões encerrados entre 2019 e o primeiro trimestre de 2021, e esclarece que o encerramento não significa dizer que aquele lixão foi totalmente desativado, simplesmente foi colocado um cadeado naquele local para que não fosse despejado mais lixo. 

Luiz Gonzaga explica ainda que o aterro sanitário correto é considerado uma obra de engenharia, porque é um local preparado com mantas, onde o chorume não cause danos ao lençol freático e nem ao meio ambiente. 

Além dos maleficios ao meio ambiente, afirma, os lixões também causas malefícios a sociedade, muitas pessoas acabam indo em busca de residuos reciclaveis e vivendo de maneira degradante.  Ele ainda acredita que a reciclagem começa na casa de cada pessoa, que é esse o primeiro passo para que o problema dos residuos sólidos seja solucionado. 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima e entenda o assunto.

Apresentação do Tarde Nacional é de Luciano Barroso, Anchieta Filho e Gláucia Araújo. 

Criado em 13/09/2021 - 15:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.