Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista esclarece rumores de um tsunami no Brasil causado por erupção vulcânica

Geólogo da UERJ fala sobre o remoto risco do fenômeno atingir a costa brasileira depois da atividade vulcânica do Cumbre Vieja, nas Canárias

No AR em 21/09/2021 - 19:03

Cumbre Vieja (em português: Pico Velho) é um vulcão ativo situado na ilha de La Palma, arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, com 1949 metros de altitude. No último domingo (19), ele entrou em erupção. Existe a teoria de que uma erupção do Cumbre Vieja pode criar um tsunami que atingiria o litoral oeste da África, litoral oeste da Europa, e grande parte do litoral leste das Américas, desde o estado da Flórida, nos Estados Unidos, até o estado de Santa Catarina, no Brasil.

Ouça entrevista sobre este, e outros assuntos relacionados, com Francisco Dourado, professor da Faculdade de Geologia, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (CEPEDES/UERJ), no Tarde Nacional desta terça-feira (21). Durante a conversa, ele ressaltou o pequeno risco de um tsunami atingir a costa brasileira devido à atividade do vulcão Cumbre Vieja. Apesar de, no momento da entrevista, a destruição causada pela lava deste vulcão estar em atividade, outros assuntos fizeram parte da entrevista, como acidentes ocorridos no Brasil, alguns por causas naturais e outros devido a ação humana.

Sobre o vulcão espanhol, o professor não se mostrou supreso, já que "esses vulcões que, historicamente tem algum tipo de atividade, são monitorados, principalmente nessas regiões onde as atividades são maiores", comenta ele. Em relação aos tsunamis, ele informa que também existe um monitoramento, "principalmente no Pacífico e no Mar Mediterrâneo", diz Francisco Dourado.

O Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres, da UERJ, realiza monitoramentos relacionados a tsunamis. Para o professor, o alerta de um possível tsunami no Brasil se originou devido a um trabalho de pesquisa realizado no CEPEDES sobre um tsunami que atingiu o Brasil em 1755 por causa de um terremoto ocorrido em Lisboa, Portugal, no mesmo ano.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player.

Criado em 21/09/2021 - 19:55