Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovens de unidades socioeducativas se preparam para o mercado de trabalho

Juiz do Trabalho da AMATRA1 falou ao Tarde Nacional sobre a iniciativa no Estado do RJ

Tarde Nacional

No AR em 01/10/2021 - 16:20

Em entrevista no Tarde Nacional desta sexta-feira (1), André Villela, juiz do Trabalho e ex-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (AMATRA1), falou sobre um projeto realizado com jovens do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do governo do Estado do Rio de Janeiro, que oferece curso de formação para o mercado de trabalho. Até dezembro, a ação vai contemplar 100 adolescentes, entre 14 e 21 anos, das unidades de medida socioeducativa. Eles serão preparados para o início da trajetória na aprendizagem profissional.

Coordenado pela Associação dos Magistrados, que tem em André Villela um de seus idealizadores, o curso conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) e das instituições que integram o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, sindo ministrado pelo Instituto Saber.

Depois da formação, os jovens ocuparão as vagas de jovens aprendizes abertas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) em razão da atuação das entidades que integram a Comissão Interinstitucional do Estado do Rio de Janeiro para a Aprendizagem (CIERJA). Essa formação consite em 17 horas de capacitação, dividida em dois módulos. No primeiro, “Aprender a ser”, há um encontro de integração e as aulas de “Ética e Cidadania” e “Diversidade e seus aspectos”. Depois, no segundo módulo, “Aprender a fazer”, os alunos trabalham com os temas “Mundo Corporativo”, “Plano de Carreira”, “Empreendedorismo” e “Comunicação nas Redes Sociais”. Ao final, os estudantes receberão um certificado de qualificação. Nas dependências da instituição, são disponibilizados todos os materiais necessários para os alunos, como computadores e fones de ouvido.

Na conversa, André destaca que a formação é uma pré-aprendizagem, e que, a partir daí, o adolescente "já está qualificado para ir pro próximo passo, que é a aprendizagem", conta ele, sobre o objetivo de preparar os jovens para a vida, para irem além da aprendizagem, conquistando sua cidadania. "O que esses jovens mais precisam é de empatia", ensina ele.

Além do grupo com seis meninas e 17 meninos, que finalizou o curso em 17 de setembro, outras três turmas vão iniciar as aulas nos meses de outubro, novembro e dezembro. As unidades socioeducativas do Degase PACGC (Professor Antonio Carlos Gomes da Costa) e CECEL (Coordenação de Educação Cultura Esporte e Lazer) foram contempladas pelo projeto.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

Criado em 01/10/2021 - 16:45

Mais do programa