Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadora lista desafios e impactos na educação com o ensino remoto na pandemia

Professora Ana Lúcia de Souza Lopes aponta que ficou claro que a escola ainda carecia muito de incorporar a cultura digital no seus processos

No AR em 07/10/2021 - 14:30

Com a pandemia da covid-19, a educação foi uma das áreas mais prejudicadas e afetadas. O ensino que antes era totalmente presencial passou a ser on-line, e isso modificou o dia-a-dia dos alunos e professores. Para falar sobre os desafios impostos pela pandemia e os impactos na educação, o programa Tarde Nacional desta quinta-feira (7) conversou com a professora, Ana Lúcia de Souza Lopes. Ana também é pesquisadora na área de Cultura Digital e prática docente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Segundo a pesquisadora, nesse processo de ensino a distância, com o estudante aderindo a educação on-line, ficou claro que a escola ainda carecia muito de incorporar a cultura digital no seus processos. Foi preciso criar um novo modelo para evitar que as aulas parassem totalmente e que os alunos ficassem ainda mais carentes de conteúdo, mas ainda assim muito foi perdido. 

Para a professora, um dos grandes problemas - no caso da rede pública - foi a falta de acesso aos aparelhos digitais, a internet e assim as aulas remotas. Todas as medidas que foram tomadas foram emergenciais e revelaram uma grande desigualdade ao acesso a tecnologia. Além disso, segundo ela, a escola precisa incorporar mais a cultura digital ao ensino.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player. 

A apresentação é de Luciano Barroso e Cézar Faccioli. 

Escolas pós pandemia

Criado em 08/10/2021 - 07:45