Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Outubro Rosa: linfoterapia é uma alternativa para tratar edemas de cirurgia de câncer de mama

Ouça o linfoterapeuta Dr. Daniel Zucchi e saiba como a terapia pode ajudar as pacientes que passaram pelo câncer

No AR em 14/10/2021 - 14:30

Neste mês de cuidado e atenção as mulheres, Outubro Rosa, o programa Tarde Nacional conversou com o bioengenheiro Daniel Zucchi sobre as aplicações da linfoterapia. A modalidade terapêutica é uma alternativa para tratar edemas provocados por cirurgias de câncer de mama. Daniel também é linfoterapeuta e habilitado a aplicar o procedimento. 

"Nós usamos até cinco técnicas para potencializar o trabalho do sistema linfático", explica Daniel. Ele esclarece que o sistema linfático constitui-se de vasos, semelhantes aos vasos sanquíneos, que responsáveis por retornar a parte líquida do sangue a corrente sanquínea depois que ele cumpriu a função de levar o oxigênio para as célular. "E o que a gente chama de glânguios filtram esse líquido e o que é bom ele devolve para o sangue, e o que possui vírus, bactérias e celulas tumorais é eliminado nesses órgãos", ensina.

As técnicas usadas nessa terapia, segundo Daniel, são a drenagem linfática manual, a bandagem compressiva, que são faixas elásticas, uma bota especial que incha e esvazia no membro, o taping linfático, que são as fitas coloridas usadas nos pós operatórios, e uma técnica chamada estimulo cervical, em que se estimula o corpo todo a partir da região do pescoço. "É o tratamento mais indicado para os pacientes que passaram pela mastectomia e estão com os braços muito inchados", defende. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 
 

Criado em 14/10/2021 - 15:32