Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia gera esgotamento físico e mental dos trabalhadores

Isolamento social pode desencadear outras doenças

Tarde Nacional

No AR em 11/10/2021 - 16:30

O programa Tarde Nacional desta segunda-feira (11) conversou com Bruno Ferreira, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera. Domingo, 10 de outubro, foi o Dia Mundial da Saúde Mental. 

Segundo ele, a ansiedade é uma das doenças modernas que vem se tornado mais frequente devido a pandemia. "E é esse estado constante de alerta, de estar preocupado com algo que pode ou não ser real, que irá nos adoecer. Como no caso da pandemia, que é um situação totalmente nova para a gente e que o corpo não está preparado", sinaliza o psicólogo.

"A gente tem tido sim um aumento dos casos em decorrência da pandemia. Mas a gente já estava presenciando um aumento desses casos há alguns anos. A nossa própria rotina de trabalho, de vivência, tem nos deixado mais ansiosos e estressados no dia a dia. A gente tem adotado uma rotina cada vez mais corrida, ocupada e às vezes a gente acaba não tendo tempo para cuidar da saúde, da própria mente", observa o professor. 

Na entrevista, ele relata que a depressão é uma das doenças que está nas pesquisas até 2030. O primeiro passo é procurar ajuda profissional para se tratar logo no início. 

Algumas dicas para respeitar esses limites são: manter uma rotina saudável de sono, respeitando horários, evitar mexer no celular em momentos próximos de deitar-se, buscar dormir pelo menos 8 horas por noite, fazer exercícios físicos e evitar bebidas fortes.

Confira a entrevista completa no player acima. 

Criado em 11/10/2021 - 17:36

Mais do programa