Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cidadãos propõem diretrizes para combate à crise climática na COP26

Cientista Política fala sobre a Assembleia Global, iniciativa de participação dos cidadãos na conferência

Tarde Nacional

No AR em 11/11/2021 - 16:49

Cem cidadãos de diversas nações do mundo foram convidados a propor diretrizes para o combate a crise climática e ecológica e enviar as propostas aos líderes globais da Conferência do Clima COP26. A Assembleia Global conta com o apoio da ONU. Além disso, a iniciativa é uma cooperação entre diversos grupos e movimentos ao redor do mundo. O Brasil foi representado na Assembleia pelo Delibera Brasil, coletivo que visa contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira. Duas brasileiras e um brasileiro moradores de Recife, Uberlândia e Goiânia estão entre os membros.

Silvia Cervellini, Cientista Política pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em opinião pública pela Universidade de Connecticut, co-fundadora e coordenadora do Delibera Brasil, falou sobre a importância da iniciativa para o protagonismo dos cidadãos na tomada de decisões globais. “Foi a primeira vez que houve uma iniciativa como essa em nível global, trazendo a participação cidadã para o centro desse debate, que é um debate que diz respeito, principalmente à população, portanto, nada pode ser decidido se a população não for ouvida”, conta Silvia.

Ela afirma que especialistas, ativistas, instituições e cidadãos criaram uma Declaração do Povo para a Justiça Climática e que a declaração foi apresentada no dia 1º de novembro, no espaço verde da COP26, no decorrer da Conferência.

Ouça a entrevista com Silvia Cervellin no player acima.

 

Criado em 11/11/2021 - 16:57

Mais do programa