O Tarde Nacional desta quarta-feira (17) conversou com a advogada e presidente da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), Silvana do Monte Moreira sobre o projeto Crianças Invisíveis.
Segundo ela, o projeto pretende ajudar a diminuir a morosidade nos processos de adoção de crianças no Brasil propondo a reformulação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Já que algumas delas ao ficarem mais velhas acabam tendo mais dificuldade para a adoção.
Atualmente, cerca de 20 a 30 mil crianças estão no limbo jurídico. E isso porque muitas ainda possuem o poder familiar dos seus genitores instituído.
"Eu não entendo que exista crianças inadotáveis. Mas o que existe principalmente, com a nossa situação econômica atual, é a dificuldade de adoção de grupos de irmãos e crianças com patologias crônicas", dispara a advogada que garante ainda ter o que comemorar, como o fim do preconceito na adoção de crianças negras.
Na conversa, Silvana informa que o instituto abriu recentemente um canal para o diálogo e para contribuições sobre o ECA. As sugestões podem ser enviadas até dezembro para o e-mail: criancasinvisiveis@ibdfam.org.br.
Confira a entrevista completa no player acima.