Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coçar os olhos pode agravar ceratocone, alerta médico

Ouça a entrevista com o oftalmologista Renato Ambrósio Jr, especialista em córnea e cirurgia refrativa.

Tarde Nacional

No AR em 10/11/2021 - 18:17

10 de novembro é o Dia Mundial do Ceratocone. Para conscientizar e alertar a população sobre a doença, o professor e médico oftalmologista Renato Ambrósio Jr, especialista em córnea e cirurgia refrativa e membro responsável pelas relações internacionais da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). A apresentadora Márcia Dias conversou com o especialista sobre o assunto no Tarde Nacional.

O médico é o criador do site tudosobreceratocone.com.br, que busca suprir a falta informações adequadas sobre a doença ocular a pacientes e familiares.

Segundo Renato, casos de Ceratocone são cada vez mais comuns, têm tratamento e a evolução para casos graves pode ser evitada. "A doença é mais comum do que a gente acreditava ser. É uma doença que tem um caráter genético, e que pode ser identificada pela dificuldade com óculos, a frequente mudança no grau dos óculos. A doença evoluiu, e o grau vai ficando menos eficiente", afirma.

Ele reforça a importância de fazer exames para um diagnostico apropriado. O médico explica, ainda, que a principal forma de prevenir e não coçar os olhos: "O hábito agrava o Ceratocone e pode causar uma ecstasia, que é como se fosse o Ceratocone em quem não tem a predisposição genética".

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 10/11/2021 - 18:22

Mais do programa