Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Preocupação excessiva com a saúde pode ser sinal de hipocondria

Segundo especialista, transtorno de ansiedade mais conhecido como "neurose de doenças" aumentou bastante durante a pandemia

Tarde Nacional

No AR em 17/11/2021 - 13:40

O programa Tarde Nacional desta quarta-feira (17) fala sobre a hipocondria, transtorno de ansiedade mais conhecido como "neurose de doenças" e caracterizado pela preocupação exagerada com a saúde. Sobre esse assunto, os âncoras do programa conversaram com Andrea Ladislau, doutora em Psicanálise Contemporânea, que ensinou como identificar os sinais desse transtorno, que tem apresentado crescimento em tempos de pandemia.  

"Os pacientes que sofrem deste mal estão sempre tentando encontrar alguma doença em seu corpo ou se automedicando, procurando sinais de alterações no organismo, pesquisando sobre doenças", explica Andrea.

Na entrevista, ela ainda alerta para a importância de se buscar tratamento a fim de evitar que o transtorno vire uma depressão ou evolua, prejudicando a saúde e o bem-estar do paciente. "A mania de doenças intensifica casos de ansiedade e depressão e, por serem muito pessimistas, os pacientes não acreditam nas informações médicas e acabam por se automedicar e também medicar as pessoas próximas. O Transtorno Hipocondríaco necessita de tratamento. Do contrário, esse paciente poderá trazer sérios danos a si e aos outros", conta a especialista.

Entre os sinais apontados durante a conversa, Andrea destaca a presença constante da pessoa em serviços de saúde e consultórios médicos. Além da falta de confiança em resultados de exames, entre outros.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 17/11/2021 - 16:52

Mais do programa