O Núcleo Ciência Pela Infância lançou um estudo sobre os impactos do racismo no desenvolvimento das crianças. A publicação intitulada “Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância” traz dados sobre as consequências do racismo vivenciados na infância, no ambiente escolar.
Segundo a pesquisa, as crianças vítimas de racismo enfrentam problemas como rejeição da própria imagem, baixa autoestima, dificuldade para desenvolver autoconfiança, problemas de socialização e inibição comportamental, restrições para desenvolver sua capacidade intelectual; estresse tóxico e até doenças crônicas.
Na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, Tarde Nacional abordou o tema em entrevista com Lucimar Dias, coordenadora do estudo, pedagoga e professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Lucimar enfatiza sobre a importância da pesquisa e de levar essa discussão para o ambiente escolar, acadêmico e para a sociedade como um todo. Para ela é necessário ampliar o debate e reforçar aspectos como pluralidade e valorização das diferenças.
A pesquisadora ressalta que a educação possui um importante papel na luta contra o racismo.
O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social.
Ouça a entrevista completa no player acima.