Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maior parte dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas já recebeu algum tipo de ameaça

Levantamento foi realizado pela ONG Visão Mundial após entrevistar cerca de 3.500 atores sociais

Tarde Nacional

No AR em 28/12/2021 - 13:40

Uma pesquisa sobre a política de atendimento socioeducativo em meio aberto no Brasil avaliou que os jovens que cumprem medidas socioeducativas estão ameaçados de morte. A polícia, as gangues e até os familiares podem ser os responsáveis por essas ameaças. Sobre esse assunto extremamente complexo, o Tarde Nacional conversou com Cibelle Bueno, gerente de projetos da ONG Visão Mundial e coordenadora da pesquisa.

Segundo ela, a pesquisa foi importante para dar visibilidade ao que de fato esses adolescentes vem sofrendo, no que diz respeito à violência e à dificuldade de cumprir essas medidas. Entre as situações citadas por ela, e que constam no relatório (acesse aqui), estão as questões territoriais cometidas por membros de facções; a policial com agressão na abordagem e a violência racial.

Sobre a questão punitiva, ela acrescenta que a lógica do encarceramento é vista como algo normal, como se fosse necessário prender o adolescente para educá-lo. No entanto, mesmo assim, a medida socioeducativa prevê a responsabilização aliada à proteção social. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 28/12/2021 - 14:54

Mais do programa