Uma pesquisa sobre a política de atendimento socioeducativo em meio aberto no Brasil avaliou que os jovens que cumprem medidas socioeducativas estão ameaçados de morte. A polícia, as gangues e até os familiares podem ser os responsáveis por essas ameaças. Sobre esse assunto extremamente complexo, o Tarde Nacional conversou com Cibelle Bueno, gerente de projetos da ONG Visão Mundial e coordenadora da pesquisa.
Segundo ela, a pesquisa foi importante para dar visibilidade ao que de fato esses adolescentes vem sofrendo, no que diz respeito à violência e à dificuldade de cumprir essas medidas. Entre as situações citadas por ela, e que constam no relatório (acesse aqui), estão as questões territoriais cometidas por membros de facções; a policial com agressão na abordagem e a violência racial.
Sobre a questão punitiva, ela acrescenta que a lógica do encarceramento é vista como algo normal, como se fosse necessário prender o adolescente para educá-lo. No entanto, mesmo assim, a medida socioeducativa prevê a responsabilização aliada à proteção social.
Ouça a entrevista completa no player acima.