Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica como se prevenir de novos golpes

Sobra criatividade! Vira ano e os criminosos se reinventam

Tarde Nacional

No AR em 14/01/2022 - 14:30

Após inúmeras vítimas de vazamentos de dados e golpes, é esperado que em 2022 muitos desses crimes se reinventem para fisgar novamente o consumidor. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta sexta-feira (14) conversou com a advogada Fernanda Paes Leme, especialista em Direito do Consumidor, que deu dicas de como é possível se prevenir diante de novas armadilhas dos golpistas.

Segundo ela, "estes criminosos costumam ser sempre muito criativos, o que facilita no surgimento de novos golpes".

Ouça a entrevista completa no player acima.

Segundo a advogada, é importante que as pessoas estejam atentas às novas formas de pagamento, como o Pix e o WhatsApp. Além disso, os pedidos de ajuda e de auxílio financeiro costumam ser uma forma de os golpistas persuadirem quem recebe esse tipo de mensagem. Fernanda também acrescenta que a simples abertura de links e a leitura de QR Codes seriam perigosas e indicariam um possível golpe. 

"Por mais que esses golpes se mostrem cada vez mais sofisticados, os golpistas normalmente se aproveitam de falhas ou desatenção das vítimas. Assim, todo o cuidado é pouco na utilização de ferramentas como o Pix, pois, se ela facilita as transações, também facilita os golpes", afirma a advogada.

Criado em 14/01/2022 - 17:28

Mais do programa