Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sistema de monitoramento de trânsito passa a contar com ajuda de inteligência artificial

Sistema pode ajudar na segurança pública por meio de tecnologia de monitoramento integrada

Tarde Nacional

No AR em 24/01/2022 - 14:30

Em conversa ao programa Tarde Nacional, Guilherme Araújo, especialista em mobilidade e presidente da Velsis, empresa paranaense de tecnologia em trânsito, conversou sobre o sistema de monitoramento contra crimes de trânsito, crimes ambientais e fiscais de segurança pública. Este sistema prevê análise de dados sobre trânsito por meio de equipamentos tecnológicos e utilizando inteligência artificial. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

De acordo com o especialista, o sistema consiste em captar, por meio dos equipamentos instalados nas rodovias, o peso total, por eixo e por roda, de veículos que trafegam nas rodovias; a placa, por meio de uma câmera de leitura; e outras características do veículo: cor, marca, modelo, velocidade, adesivos e outras marcas, por meio de uma câmera dotada da tecnologia de inteligência artificial.

Segundo ele, por meio de identificação visual e da inteligência artificial, o equipamento pretender fazer o cruzamento de dados para que os condutores que tiveram o carro roubado tenha uma chance maior de recuperar seu veículo sem grandes danos. Além disso, a tecnologia vai poder ajudar em outros problemas de segurança de trânsito, entre eles estão os atropelamentos. Guilherme afirma que os dados, a privacidade e segurança de cada indivíduo serão mantidos pelo sistema.

Criado em 24/01/2022 - 16:49

Mais do programa