Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudante desenvolve cartilha educativa sobre a Mata Atlântica

Projeto foi desenvolvido no TCC do curso de Geografia a distância da UnB para crianças da Baixada Santista

Tarde Nacional

No AR em 11/01/2022 - 14:30

Em seu trabalho final de curso (TCC), a estudante de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Lisandra Serrano, desenvolveu uma cartilha educativa sobre a Mata Atlântica para crianças da Baixada Santista, litoral de São Paulo. Em conversa ao programa Tarde Nacional desta terça-feira (11), ela deu detalhes do projeto que foi elaborado na modalidade a distância (EaD). O objetivo do material é contribuir na difusão do conhecimento sobre o bioma.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Filha da autora ilustrou o material
Cartilha Mata Atlântica tem desenhos feitos pela filha da autora, por Reprodução/UnB

Ela conta que, em uma viagem feita com sua filha, a criança perguntou se o que ela via era a Mata Atlântica. Segundo Lisandra, aquela pergunta a fez questionar sobre tudo o que ela ensinava na escola. Sem esquecer também da preocupação, cada vez mais atual, com o desaparecimento de mata nativa. Dessa forma, ela começou a querer ajudar numa maior conscientização das crianças. Os chamados por ela: "futuros agentes de preservação da Mata Atlântica". 

Ela comenta que a cartilha foi feita para buscar soluções para os problemas vigentes e agir para mudar a realidade que cerca a Mata Atlântica atualmente.

“A cartilha traz brincadeiras, como quiz e caça-palavras, que tornam a aprendizagem mais dinâmica, ativa e prazerosa. E pode ser utilizada tanto no Fundamental 1 quanto o 2”, explica a autora. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 11/01/2022 - 16:23

Mais do programa