Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

'Pergunte aos Cientistas': programa já respondeu mais de 300 dúvidas sobre a pandemia

Campanha é desenvolvida desde 2020 pela Agência Escola de Comunicação Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

No AR em 04/01/2022 - 16:30

Desde o início da pandemia de covid-19, professores e cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem respondendo dúvidas da sociedade através do programa "Pergunte aos cientistas". Criado pela Agência Escola da UFPR, a ação também desenvolvida nas escolas tem a intenção de democratizar o acesso ao conhecimento científico, aumentando assim o diálogo entre a sociedade e a universidade. Até o momento, o programa já respondeu mais de 300 dúvidas sobre a pandemia. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a professora Regiane Ribeiro, coordenadora da Agência Escola da universidade. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Segundo ela: "a ação começou junto com a pandemia, com o intuito da universidade de se aproximar do cidadão comum, traduzindo para a população o que de fato ela quer saber. Tudo isso com base cientifica. Já que é cada vez maior o interesse das pessoas em saber como a ciência funciona. Dessa forma, fazemos a tradução da ciência para a sociedade, a partir de uma linguagem mais acessível".

A cada edição do "Pergunte ao cientista" são trabalhados temas específicos onde qualquer pessoa que conheça e tenha acesso aos canais e redes sociais pode mandar uma pergunta. Após isso, conforme explica a professora, é feita uma curadoria e as indagações que passarem são encaminadas para os cientistas da UFPR. Por fim, elas são publicadas com as respostas no site e nas redes sociais da Agência Escola

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 04/01/2022 - 17:25