Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Deficiência dos hormônios da tireoide pode causar problemas ao corpo

Câncer de tireoide e hipotireoidismo estão entre as doenças

No AR em 21/01/2022 - 13:40

Tarde Nacional conversou com Rosália Padovani, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP), a respeito dos problemas que podem atacar a tireoide, glândula do corpo responsável por regular o metabolismo.

As doenças do órgão incluem: nódulos; hipotireoidismo, a queda na produção dos hormônios; hipertireoidismo, caracterizado pela hiperatividade da glândula; e o câncer. "Cada paciente deve ser avaliado individualmente de acordo com a queixa e os exames", afirmou a médica, ao explicar as diferenças entre cada um desses problemas.

Ouça a entrevista completa no player acima.

De acordo com a especialista, ocorre de a pessoa colocar a culpa da obesidade em um mau funcionamento da tireoide. No entanto, o que realmente acontece é uma diminuição do metabolismo e isso muitas vezes é mal interpretado pelo indivíduo. "O que há é falta de atividade física, hábitos alimentares errados, e não somente problemas na tireoide", alertou.

Já o hipotireoidismo é uma emergência clínica e pode levar à morte. Segundo ela, o corpo precisa dos hormônios tireoidianos para um bom funcionamento. A partir disso, há uma reposição do hormônio e a pessoa volta a ter uma vida normal.

Tags:  Tireóide

Criado em 21/01/2022 - 14:31