Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo auxilia consumidores na compra de alimentos

Saiba mais sobre o RotulApp, uma iniciativa de alunos da UFMG

No AR em 21/02/2022 - 13:00

Por dentro de uma embalagem atraente pode ter excesso de açúcares, gordura saturada e sódio. Mas o que o consumidor pode fazer para não cair em nenhuma armadilha? Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estuda as rotulagens de alimentos e como as informações nutricionais são realmente claras para os consumidores brasileiros.

O Tarde Nacional entrevista o pesquisador e doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alessandro Rangel Carolino Sales Silva, pesquisador e doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência de Alimentos (PPGCA) da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é o criador do aplicativo RotulApp, que ajuda a identificar os nutrientes de alimentos processados e ultraprocessados.

Saiba mais no player acima.

Alessandro explicou que a partir de outubro vai ser implementada a rotulagem nutricional frontal, que vai auxiliar o consumidor, que hoje tem dificuldade em compreender as informações de rótulos de produtos alimentícios.

Alessandro Rangel Carolino Sales Silva

 

 

 

"O consumidor tem uma dificuldade imensa de chegar no supermercado e conseguir compreender o que aquele rótulo está falando para ele", reforçou.

 

 

Antecipando essa implementação, surgiu a ideia de pesquisar se vai funcionar no Brasil. Com isso, foi criado o aplicativo, que lê o código de barras de alimentos processados e ultraprocessados. Assim, o consumidor terá as informações sobre a presença de nutrientes em excesso.

Leia também Entenda a diferença entre alimentos diet, light e zero

O aplicativo é gratuito e roda no sistema operacional Android.

 

Criado em 21/02/2022 - 14:23