Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha "Fevereiro Laranja" alerta para importância da doação de medula óssea

Além de lembrar da importância do diagnóstico precoce da leucemia, pois estima que cerca de 10 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença no Brasil por ano.

No AR em 07/02/2022 - 16:43

A médica oncologista Andressa Mello destacou, em entrevista ao programa Tarde Nacional, a importância da campanha Fevereiro Laranja, que busca alertar a população sobre a importância da doação de medula óssea.


Leia mais sobre medula óssea em reportagem da Agência Brasil

 

A medula óssea é a esperança para os pacientes diagnosticados com leucemia, um câncer do sangue que pode surgir em qualquer pessoa, de qualquer idade, e é mais comum em crianças.

A médica ressaltou que pessoas com menos de 35 anos podem se cadastrar como doadores e tudo é feito de forma bem simples. Para quem deseja ser doador de medula, a orientação é procurar o hemocentro mais próximo e agendar uma visita. O candidato doa uma amostra de sangue para o exame de histocompatibilidade (HLA), que faz uma análise sobre as características genéticas do doador e cruza as informações com os dados dos pacientes na lista de espera.

A doação só acontece quando o doador é compatível com algum paciente. É um procedimento muito seguro que envolve poucos riscos ao doador. A especialista ainda ressalta que os doadores já cadastrados devem buscar manter os dados atualizados junto ao banco de doação. 

Ouça a entrevista e entenda como é feita a doação de medula óssea.

Criado em 07/02/2022 - 17:16