Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conflito entre Rússia e Ucrânia pode afetar o preço da gasolina no Brasil

Além das perdas humanas, o conflito pode trazer diversos prejuízos econômicos

No AR em 02/02/2022 - 16:30

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são grandes produtores de petróleo e gás natural e exportam esses itens, em especial para o continente europeu. Dessa forma, caso ocorra algum conflito militar, existe a possibilidade de esse fornecimento de petróleo e gás natural ser interrompido, gerando escassez e, por conseguinte, aumento de preço.

O Tarde Nacional conversou com João Alfredo Nyegray, doutorando em estratégia, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo.

Ouça a entrevista completa no player acima.

De acordo com ele, o que está acontecendo no leste europeu não traz preocupação somente pelas possíveis perdas humanas, mas também pelo eventual prejuízo econômico. Nesse contexto, o preço do barril de petróleo vem subindo nas últimas semanas. Dessa forma, a expectativa é, caso o conflito ocorra, o preço supere os 110 dólares.

"O preço do combustível no mercado interno é lastreado no preço internacional do petróleo, de acordo com a política da Petrobras", acrescentou João Alfredo ao explicar como é calculado o preço da gasolina no Brasil.

Criado em 02/02/2022 - 17:21