Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que é a retinopatia diabética e saiba como tratar essa doença que pode causar cegueira

Segundo a OMS, no mundo, cerca de 146 milhões de Pessoas têm algum grau de retinopatia diabética. Especialista esclarece.

No AR em 07/02/2022 - 14:30

O programa Tarde Nacional falou com o oftamologista Dr. Ricardo Ducci sobre a retinopatia diabética. O especialista falou sobre a prevenção da doença, da importância do paciente diabetico fazer acompanhamento médico, além de exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.

Ouça a entrevista no player acima.

O médico ainda ressalta que o diagnóstico deve ser feito através de um exame chamado fundoscopia (também conhecida como exame de fundo de olho, oftalmoscopia ou mapeamento da retina). É importante que o paciente diabético consulte o oftamologista pelo menos uma vez ao ano já que a doença não causa sintomas como dor, coceira ou inchaço local. 

Dr. Ducci ainda explica na conversa que os diversos danos e alterações na microvasculatura ocular provocado pelo diabetes não controlado podem levar ao descolamento da retina, uma perda abrupta e total da visão. Previnir a doença ainda é o melhor que se pode fazer, cuidar da saúde do paciente em geral. 

Apresentação: Marcelo Ferreira, Anchieta Filho e Luciana Valle. 

Saiba mais em matéria da Agência Brasil 

Criado em 07/02/2022 - 15:28