O programa Tarde Nacional conversou com o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Dr. Alfredo Felix Canalini sobre um mutirão de cirurgia de postectomia (circuncisão) em fevereiro, em estados do Norte e Nordeste, contemplando cerca de 150 homens atendidos pela rede pública de saúde.
Ouça a entrevista completa no player acima.
De acordo com o doutor, o objetivo da Sociedade Brasileira de Urologia com o multirão é a prevenção ao câncer de pênis. Segundo ele, esse tipo de tumor atinge milhares de homens anualmente em nosso país, e como o 4 de fevereiro foi o Dia Mundial do Câncer, a SBU aproveita a data para alertar os homens com relação aos cuidados que podem evitar a doença.
No Brasil, esse tipo de câncer pode representar 17% de todas as neoplasias malignas em certas regiões. Segundo o especialista, a prevenção é extremamente simples e barata o homem deve aprender a higienizar bem o pênis e deve se proteger das doenças sexualmente transmissíveis. É importante buscar um médico para avaliação caso alguma ferida ou lesão apareça no local.