Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogado alerta para perigo de encontros por aplicativos

Matheus Falivene alerta para os cuidados que a pessoa deve ter nessas situações

No AR em 01/02/2022 - 13:40

Ainda hoje as pessoas usam a internet para tentar encontrar a cara metade. Nesse contexto, os criminosos se aproveitam cada vez mais dessa situação e aplicam golpes em quem está mais desatento com a identidade da pessoa que está do outro lado do celular. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Matheus Falivene, advogado e doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

Ouça a entrevista completa no player acima.

De acordo com o advogado, o golpe mais comum é o estelionato, no qual a vítima é enganada e entrega dinheiro para o golpista. Nesse caso, o autor do crime se envolve emocionalmente com a vítima e passa a pedir dinheiro. Em alguns casos mais graves a pessoa chega a ser atraída para um crime de roubo, estupro e até homicídio.

Segundo Matheus, algumas dicas úteis para evitar esse tipo de golpe é pesquisar o nome da pessoa na internet, ver se ela realmente existe, pedir um número de telefone pessoal e, se for marcar um encontro presencialmente, evitar locais privados, sempre procurar lugares com mais pessoas. Além disso, sempre desconfiar quando a pessoa com quem você está se relacionando começar a pedir dinheiro.

Criado em 01/02/2022 - 14:22