Em entrevista ao programa Tarde Nacional, Juliano Gasparetto, diretor geral do Hospital Universitário Cajuru, Curitiba (PR), falou sobre como os hospitais do Serviço Único de Saúde (SUS) têm se tornado referências nos cuidados de pacientes com doenças graves, ou seja, cuidados paliativos.
Ouça a entrevista completa no player acima.
De acordo com Juliano, os hospitais do SUS encontraram diversas alternativas para cuidados paliativos e, com isso, se tornaram referência no acolhimento de pacientes com doenças graves. Segundo ele, todos os dias os profissionais de saúde destes hospitais se dedicam a cuidar das pessoas, mesmo que em alguns casos não haja uma cura para determinadas doenças. Além disso, nesses casos, o respeito pelo tempo de morte do paciente também é muito importante e praticado pelos hospitais.
O médico ainda afirma que, mesmo que nessas situações, o acolhimento é importante para o paciente e para os seus familiares, nem sempre ele é realizado da melhor forma, tendo em vista a situação ainda precária da rede pública de saúde.