Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica quando o consumo exacerbado se transforma em doença

Psiquiatra Luan Diego falou sobre a oneomania, conhecida como Doença de consumo

No AR em 17/03/2022 - 13:56

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o psiquiatra Luan Diego falou sobre a oneomania, conhecida como "doença de consumo".

O psiquiatra diz que "consumismo" é o comportamento típico do consumidor quando perde o controle na hora das compras. "O paciente mente sobre as compras que faz’’, diz Luan Diego.

A pessoa se pergunta "será que estou doente?". O consumidor também é frequentemente alvo de convites para compras online e acaba consumindo por impulso, afirma o psiquiatra sobre a ansiedade gerado por estresse que considera um impulso ao comprar sem precisão.

Segundo o especialista, a compulsão por compras depende do histórico de cada pessoa. "Um paciente, por exemplo, que teve privação ou restrição de consumo na infância não quer passa por isso de novo".

O psiquiatra contextualizou sobre a pesquisa que mostra que as mulheres compram mais por causa da demanda de mercado de beleza. Já os homens gastam por grandes coisas como tecnologia e maquinário.  O especialista diz que é preciso entender que temos que consumir o que precisamos e não comprar por emoção. Ele diz ainda que cartão de crédito facilita a compra, mas é prejudicial ao longo prazo. Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 17/03/2022 - 16:35